O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possui e cumpre todas as condições de segurança contra incêndio, ou seja, um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um excelente nível de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico, assegurando portanto que o solicitando está de acordo com todas normas previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.
I – proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
II – dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
III – proporcionar meios de controle e extinção do incêndio; e
IV – dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros.
A validade do AVCB é de um ano para locais que não foram ainda ocupados, um ou dois anos para locais de reunião de público e de três a cinco anos para as demais edificações habitadas.
O AVCB não terá valor legal no caso de alterações de uso, de ampliação da área construída ou de modificação significativa de “lay-out” (com prejuízo no funcionamento dos sistemas e equipamentos de segurança contra incêndio).
Caso sejam constatadas irregularidades, durante a vistoria, as mesmas serão relacionadas por escrito e entregues ao responsável pela edificação, para as providências de correção e, uma vez sanadas as irregularidades, o interessado deverá solicitar ao Corpo de Bombeiros nova vistoria.
A Engenharia de Incêndio e Segurança presta serviço desta assessoria e feitio do projeto de prevenção e combate a Incêndio até as renovações de AVCB e treinamento das pessoas envolvidas.
A Engenharia de Incêndio e Segurança dispõe de recursos que atendem às mais rigorosas normas para a realização dos ensaios para confirmação da estanqueidade de sistemas de abastecimento de gás, testes das escadas pressurizadas, assim como dos demais sistemas de prevenção e combate a incêndio, disponibilizando todo recurso técnico e toda retaguarda para obtenção de resultado de total confiabilidade.
Após a realização dos testes a empresa receberá um laudo com a devida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por profissional credenciado junto ao Corpo de Bombeiros e o mesmo terá a validade de 1 ano.